Sobre o Projeto

O projeto PETECA (Projeto de Teste Qualitativo do Ar) tem como objetivo testar a qualidade do ar que as pessoas que frequentam o IFSC Campus Chapecó respiram. As medições são feitas através de um Arduino que contém componentes capazes de fazer as medições.

Por que fazer um projeto assim?

Por conta das mudanças climáticas e das crescentes queimadas na Amazônia e no Pantanal, todos vimos fumaça vindo para a nossa região, por isso pensamos em um projeto que possa medir a qualidade do ar para todos que frequentam o IFSC.

Materiais Usados no Projeto

Arduino

Placa Arduino

O Arduino é o principal componente desse projeto, ele é uma plaquinha usada para controlar todos os outros componentes do nosso aparelho.

Placa NodeMCU Esp8266

Placa NodeMCU

A placa NodeMCU Esp8266 é uma ferramenta usada para conectar dispositivos à rede WI-FI e também para controlar os sensores usados em nosso projeto.

Sensor ccs811

Sensor CCS811

O sensor ccs811 é o componente que vai analisar a concentração de dióxido de carbono (CO₂) no ar, com uma contagem típica de 400 a 8192 ppm (partes por milhão).

Sensor BMP280

Sensor BMP280

O sensor BMP280 é um sensor de pressão barométrica e temperatura, ou seja, ele vai fazer duas principais atividades: Medição de Pressão (300 a 1100 hPa) e Medição de Temperatura (-40 °C a +85 °C).

Trajetória do Projeto

Decidindo o Tema do Projeto

Queimadas Focos

Após nosso grupo observar como as crescentes queimadas na Amazônia estavam afetando a qualidade do ar que respiramos, decidimos fazer um aparelho que fosse capaz de medir a qualidade do ar e depois disponibilizasse um resultado conclusivo para que os estudantes do câmpus saibam a qualidade do ar que respiram.

Início dos Trabalhos

Andamento do Projeto

Adquirimos dois sensores, e quando eles chegaram, nós fomos atrás de entender como eles funcionavam, ao mesmo tempo que o site começou a ser produzido. No início, não conseguimos fazer os sensores funcionarem, mas com o tempo, conseguimos entender como utilizá-los e montamos o nosso aparelho, fazendo testes para verificar o funcionamento dos sensores.

Instalando o Aparelho

Após a montagem do aparelho, escolhemos um local para instalá-lo, e optamos por um ponto ao lado do bloco C, pois ele possuía uma corrente de ar contínua e era protegido da chuva.